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Saiba se o seu diesel está bom para consumo

O diesel é considerado um dos melhores combustíveis e, por isso, é largamente utilizado em ônibus, caminhões, tratores, colheitadeiras, mas também em barcos, locomotivas e geradores de energia elétrica, tornando-o o combustível mais usado e mais vendido no Brasil.

Para manter o bom funcionamento dos motores a ciclo diesel, evitar o desgaste precoce de peças, gasto desnecessário com combustível e outros problemas decorrentes, é fundamental utilizar um diesel de qualidade.  O primeiro passo é, certamente, escolher um distribuidor de qualidade.

Mas é possível fazer alguns testes para saber se o diesel adquirido apresenta substâncias que prejudicam sua qualidade, como matéria orgânica, poeira, fuligem, ferrugem e água.

Veja quais os testes que podem ser realizados a fim de garantir um combustível limpo, livre de partículas e materiais em suspensão:

Teste de turbidez

É um teste visual, feito com a observação minuciosa do diesel contra a luz. Deve-se coletar uma amostra de 1litro do produto e colocá-la num recipiente de vidro transparente. Assim, fica fácil identificar partículas de qualquer substância, materiais sólidos e água. Vale lembrar que água e óleo não se misturam, então, é bastante fácil verificar a presença de água. Quando o diesel não contém nada disso e não está turvo, significa que passou no teste!

Teste de densidade

É um teste mais complexo, que exige que o material seja avaliado em condições específicas. O óleo deve ser colocado em uma proveta de 1000ml e nela deve ser inserido um termômetro de -10ºC a 50ºC. O material deve ser agitado até que se identifique a temperatura e, então, um densímetro deve ser inserido. O densímetro deve flutuar livremente no material, para isso, deve-se girá-lo antes de soltá-lo no recipiente. Só assim é possível fazer a leitura correta do densímetro na superfície.

Com os valores de temperatura e densidade, já é possível verificar a qualidade do diesel, de acordo com os seguintes parâmetros: a densidade a 20ºC deve estar entre 820 e 880kg/m³ e a porcentagem de água deve conter, no máximo, 500ppm (partículas por milhão).

Teste de laboratório

O teste de laboratório avalia certas características relacionadas à composição química e cor do óleo que são determinadas pelos órgãos regulamentadores, como a ANP. Principalmente para quem trabalha com frotas ou que compra diesel em grandes quantidades, vale este investimento, que se torna viável a médio e longo prazo.

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