Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Por que pode ocorrer contaminação no Lubrificante

Contaminação diz respeito à alteração nociva da pureza ou das condições normais do lubrificante por agentes químicos ou físicos. Portanto, é um fator prejudicial ao processo em que ocorre.

Você sabia que os óleos lubrificantes também podem ser contaminados?

A contaminação de lubrificante é uma situação bastante crítica no processo de lubrificação, seja de veículos, ou mesmo máquinas e equipamentos.
São diversos agentes que podem contaminar o lubrificante: água, poeira, partículas do sistema por conta de desgaste ou oxidação, degradação do próprio lubrificante, umidade, materiais de limpeza, entre outros.

Por que acontece a contaminação do óleo?

A contaminação pode ocorre por vários motivos e de diversas maneiras diferentes. O lubrificante acaba entrando em contato com o agente contaminador em algum momento do processo de estoque, armazenagem, transporte, abastecimento.
Durante o processo de estoque, por exemplo, pode ocorrer essa contaminação por água e poeira. E durante o uso, é possível que o lubrificante seja contaminado por combustível, água e até mesmo por substâncias como borra, fuligem e verniz, inclusive oriundas de oxidação.

Como evitar a contaminação no lubrificante?

Para evitar que a contaminação ocorra ou minimizar as chances de acontecer, é recomendável manter o lubrificante tampado e protegido, longe de umidade e de calor excessivo, para garantir a manutenção de suas propriedades. Isto é, basta acondicioná-lo adequadamente.
Inclusive, é possível manter o que sobra de uma troca guardado para uso posterior, desde que devidamente bem tampado e conservado.
Vale lembrar que cada produtor de lubrificante determina a validade de acordo com a formulação e o processo de fabricação do seu produto, por isso, deve-se sempre seguir o prazo constante na embalagem e observar os cuidados recomendados no armazenamento.

Open chat
1
Olá,
Como Podemos Ajudar?