Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Saiba Como Funciona o Reajuste dos Combustíveis no Brasil

O combustível é um dos elementos mais importantes para uma sociedade moderna, principalmente por abastecer vários veículos e equipamentos. Por isso, a definição do seu preço é motivo de muito debate. São muitos os fatores que determinam o preço do petróleo e cada país estuda as melhores formas de reajuste.

No Brasil, você sabe como isso funciona?

A atual política de reajuste no preço do combustível foi formulada no ano de 2017, durante o governo de Michel Temer. Com base nela, a definição do valor no mercado internacional se dá por meio de diversos indicadores, como o petróleo WTI, petróleo Brent e o óleo refinado – HO1 Heating Oil, sendo esse último o principal.

Assim, faz-se a análise da variação do petróleo internacionalmente e a conversão em reais pelo câmbio. Após isso, são determinadas as justificativas plausíveis para fazer o reajuste no preço do combustível, podendo ser para um valor superior ou inferior. Ainda existem outros fatores que podem influenciar no reajuste do combustível, como nível de estoque e importações em trâmites.

Esse modelo vigente é o mais próximo de países desenvolvidos, que obedece às leis de mercado e que, por isso, não transfere prejuízos de quem utiliza o combustível. A política atual não deve ser alterada tão cedo, tendo como objetivo seguir o padrão internacional, sem abrir mão de tentar equacionar da melhor forma com as necessidades do mercado consumidor interno no Brasil.

Compreender como funciona a política de reajuste no preço do combustível é importante para organizar o estoque e conseguir dar maior estabilidade ao funcionamento do negócio.

Conte com os produtos e serviços da Petroserv Petróleo, para garantir o transporte e o armazenamento seguro do seu óleo diesel. Entregamos para você o combustível que move a sua empresa, frota, geradores ou maquinários.