Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Quais os Principais Tipos de Biocombustíveis Produzidos no Brasil?

Desde os primórdios da civilização humana, utilizamos diversas fontes de energia para obter calor. A primeira delas foi a madeira, em seguida, a gordura e o petróleo. Com diferentes necessidades, descobrimos diferentes fontes de energia e uma dela são os biocombustíveis.

Os biocombustíveis surgem como alternativa para a utilização de combustíveis fósseis, geralmente derivados do petróleo. Apesar de apresentarem potencial energético elevado, eles possuem uma alta taxa de poluição e são esgotáveis.

Mas quais são os principais tipos de biocombustíveis produzidos no Brasil? Pensando nisso, preparamos esse artigo. Continue lendo e confira!

Biodiesel

Este é o biocombustível mais produzido no país. Produzido a partir de óleos vegetais retirados da soja e amendoim. Este combustível substitui o óleo diesel utilizado em automóveis, tratores, caminhões e até mesmo em geradores de energia elétrica. Vale destacar que o biodiesel não é tóxico, é seguro e contribui para a redução da emissão de poluentes na atmosfera, beneficiando o meio ambiente como um todo e a pureza do ar em nossas cidades.

Biogás

É uma mistura de gases obtida por meio da decomposição biológica de matéria orgânica. Para funcionar, essa decomposição deve ocorrer com ausência de oxigênio. Esta fonte de energia renovável é obtida em aterros sanitários, pântanos, interno de animais, etc. Pelo problema crônico que apresentamos com a destinação do nosso lixo doméstico, essa alternativa é muito interessante para ser aproveitada nos lixões e aterros sanitários que temos em nossas cidades.

Bioetanol

Esse combustível ocorre com a extração do etanol de plantas como a cana-de-açúcar, milho e da celulose. No Brasil, a planta mais utilizada para gerar o bioetanol é a cana-de-açúcar. Para a produção do bioetanol, o álcool é extraído da celulose das plantas para obter maior potencial energético.

Biometanol

O biometanol é um metanol produzido a partir da biomassa. É muito utilizado em indústrias e também pode ser utilizado na produção de plástico. Apresenta como característica o fato de ser bastante inflamável, o que pode torná-lo perigoso para certos usos. A principal matéria-prima utilizada tem sido o eucalipto.

Óleo Vegetal Puro

Este combustível é utilizado retirando a gordura de plantas oleaginosas. Pelo alto custo de produção, o óleo vegetal puro ainda é um biocombustível com produção e utilização tímida, mas que apresenta bastante potencial para crescimento futuro.

Conte com os produtos e serviços da Petroserv Petróleo, para garantir o transporte e o armazenamento seguro do seu óleo diesel. Entregamos para você o combustível de qualidade que move a sua empresa, frota, geradores ou maquinários.