Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Dicas para uma Gestão Completa de Frotas de Caminhão

O gerenciamento de frotas de caminhões é uma tarefa complexa, que deve levar em consideração diversos fatores para que seja eficiente. Envolve atividades como o treinamento dos motoristas, a realização de manutenção nos caminhões, utilização de tecnologias facilitadoras, atenção à qualidade do combustível e óleo lubrificante utilizados.

Neste artigo, listamos dicas importantes para a gestão de sua frota de caminhões. Confira!

Planejamento

Os valores que envolvem a gestão da frota de caminhões devem ser planejados e controlados para que os resultados sejam os melhores possíveis. Para isso, o gestor deve acompanhar:

  • custos por viagem;
  • custos por motorista;
  • custos com manutenção e troca de peças;
  • custos com abastecimento;

Os cortes de gastos em alguns pontos também devem ser avaliados com cuidado, pois nem sempre são vantajosos e a longo prazo podem representar custos ainda maiores.

Treinamento dos Motoristas

Para uma gestão da frota eficiente, é preciso considerar os motoristas como um dos elementos principais. Eles são peças fundamentais para a logística, pois lidam diretamente com os caminhões e com o percurso, e representam a ponta do processo logístico.

Por isso, quanto mais experiente e mais capacitada for a mão de obra da sua frota, melhor será o desempenho das máquinas, menor os gastos com manutenção, menor o tempo utilizado nos percursos, entre outras vantagens que serão proporcionadas.

Assim, o treinamento dos motoristas deve ser visto não como um gasto, mas como um investimento para obter mais produtividade, segurança e resultados otimizados, além de ser uma necessidade e um diferencial para sua empresa.

Motoristas treinados estarão em conformidade com os padrões de segurança e legislação mais atuais e também estarão atualizados e aptos a lidar com dispositivos mais modernos e tecnológicos.

Manutenções da Frota

O gestor deve acompanhar rotineiramente a manutenção da frota para garantir seu bom estado e funcionamento, bem como evitar problemas, imprevistos, prejuízos e gastos inesperados.

A frota que está em boas condições oferece mais segurança, rendimento e, por consequência, economia. Afinal, caminhões bem conservados gastam menos com combustível e com manutenções corretivas. As manutenções preventivas evitam a substituição precoce de peças e do próprio caminhão, além de prolongarem a vida útil destes itens.

Por isso, adotar manutenções preventivas programadas para sua frota é uma política essencial à gestão eficiente, que preza pela segurança, economia e pela qualidade dos serviços prestados.

Tecnologias facilitadoras

A tecnologia é uma grande aliada para a gestão de frotas de caminhão, ajudando a organizar e a controlar as atividades. Para facilitar algumas tarefas dos gestores, eles podem contar com softwares de gestão, que fornecem relatórios de consumo, planejamento de rotas, localização, previsão de gastos, etc., entre outras informações para acompanhamento da frota, além de sistemas de automatização de alguns processos, que contribuem muito para a redução de erros.

Outra vantagem é poder acompanhar o percurso da sua frota em tempo real, verificando localização, desempenho e fiscalizando o cumprimento das atividades. Ainda, o rastreio dos caminhões reduz os riscos de furtos e roubos de cargas, oferecendo maior segurança aos trabalhadores e às mercadorias.

Atenção à qualidade do combustível e do lubrificante

O combustível, sem dúvida, é o elemento que movimenta sua frota e é determinante para o bom funcionamento de tudo. Por isso, verificar e garantir a qualidade do combustível e também do óleo lubrificante é muito importante.

Quanto melhor for o combustível, melhor será o desempenho da sua frota e menor a necessidade de manutenções. A qualidade deste produto pode prejudicar componentes importantes dos motores, interferindo negativamente no desempenho do caminhão. 

Manter o controle sobre a utilização de combustível também é importante, uma vez que este recurso pode ser estratégico para ampliar ou reduzir as operações da sua frota. Uma dica é escolher sempre as rotas econômicas, verificar a estimativa de consumo médio em cada caminhão e até apontar um modo de direção que proporcione mais economia aos motoristas.

Vale ressaltar que a economia a que nos referimos aqui é de combustível e não com combustível!

A sua frota precisa de combustível de qualidade, com certificado, com garantias e proveniência conhecida. Para isso, você pode contar o diesel da Petroserv Petróleo! Entregamos para você o combustível que move a sua empresa, sua frota, seus geradores ou maquinários.