Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

5 Mitos Sobre Consumo de Combustível

O que devo verificar no caminhão antes de pegar a estrada?

Para viajar com segurança é necessário adotar uma série de precauções, planejando os detalhes e tomando alguns cuidados essenciais antes de pegar a estrada. Nunca é demais revisar os procedimentos e verificar as informações de cada etapa com antecedência, se preparando para a viagem e diminuindo o risco de acontecer imprevistos.

Por isso, listamos os cuidados essenciais antes de pegar a estrada, abordando a manutenção dos caminhões. Confira!

Manutenção dos caminhões

Primeiro de tudo, várias verificações devem ser feitas na mecânica do caminhão. Confira os seguintes itens com atenção:

· Óleo do motor

Confira o óleo do motor pela vareta e, além do nível, verifique se há partículas metálicas ou borras, pois são indícios de problemas no motor. Para fazer essa verificação e a troca, utilize uma chave de boca e um funil. Utilize a chave para remover o tambor do cárter de óleo do motor e o funil para evitar a entrada de resíduos durante o procedimento.

Lembre-se de trocar o óleo de acordo com a quilometragem indicada na embalagem do produto.

· Filtros

Utilizando o saca-filtros, verifique todos os filtros, incluindo o de combustível e o de ar, não somente de óleo. Por exemplo, quando está na época de trocar, o filtro de ar apresenta um aspecto escuro, indicando que está sujo.

É importante verificar a periodicidade da troca de cada filtro no manual do fabricante e sempre fazer as trocas de acordo com a recomendação. Além disso, é indicado usar apenas filtros originais para reposição.

· Freios

A água que se acumula nos balões de ar do sistema de frenagem deve ser drenada com um parquímetro. Também com o parquímetro, verifique arranhões e outros possíveis defeitos nas superfícies dos discos e das lonas, além de conferir se a espessura destas está de acordo com a recomendação do fabricante.

Verifique o estado das pastilhas e, se estiverem gastas, faça a substituição. No caso das lonas, faça a troca das molas. Sapatas de freio e tambores ou discos também devem ser conferidos. Ainda, no caso de possuir sistema ABS, é necessário se certificar de que está ajustado e funcionando corretamente.

· Suspensão

O sistema de suspensão deve ser verificado por completo: molas, batentes, barras estabilizadoras, bandejas, entre outros intens. Pinos, tanto os centrais quanto os de suporte, devem estar lubrificados. As buchas e parafusos devem estar firmes. No caso do sistema de suspensão pneumática, não esqueça de conferir as mangueiras e válvulas.

Para isso, é essencial usar um bom macaco hidráulico, que suporte o veículo e permita conferir o sistema de suspensão, seja ar, espiral ou baseado em feixe de molas.

· Pneus

Basta olhar os pneus para verificar a profundidade das ranhuras da banda de rodagem e se as laterais estão inteiras. Não se esqueça de conferir também os estepes! Ainda, pode contar com o auxílio de um martelo de madeira para checar os pneus e revelar se há ressecamento na banda.

Com um manômetro é possível medir a pressão dos pneus e ajustá-los para cada tipo de carga, de acordo com as recomendações do fabricante.

· Palhetas do limpador de para-brisa

Como as palhetas são itens essenciais para a visibilidade se chover na viagem, é recomendável trocá-las mesmo que não estejam desgastadas. Isso porque a borracha pode ressecar e deformar com a exposição ao calor e mesmo com a falta de uso.

· Lâmpadas e sistema elétrico

O sistema elétrico pode ser prejudicado por maus contatos e curtos-circuitos, por isso, faça a substituição sempre que houver luzes queimadas. Além disso, verifique todo o conjunto ótico: fusíveis, relés e cabos. Utilizando um multímetro, é possível fazer a manutenção preventiva, verificando a corrente do sistema elétrico e identificando possíveis falhas na alimentação das lâmpadas.

Como a visibilidade é essencial para enfrentar os perigos da estrada, é importante usar a ferramenta para alinhar os faróis e obter o ajuste mais preciso da iluminação.

Em relação a outros itens do sistema elétrico, contar com uma porção de fusíveis extras pode ser uma mão na roda.

· Bateria

Neste item, deve-se verificar se não há água acumulada ou oxidação nos terminais e nos encaixes da peça. Periodicamente, é necessário trocar a bateria.

· Quinta roda

No caminhão trator, a quinta roda também deve ser checada. Deve-se remover a graxa antiga acumulada e aplicar nova.

· Módulo de injeção

O módulo de injeção eletrônica pode precisar de atualizações de software. Por isso, verifique a recomendação do fabricante com relação ao seu modelo e utilize a ferramenta de diagnóstico periodicamente para conferir o funcionamento de todos os componentes do sistema.

Outros itens para verificar antes de pegar a estrada

Até agora, listamos alguns itens básicos para verificar antes de pegar a estrada, o que já auxiliará a evitar transtornos e imprevistos mecânicos, e permitirá seguir viagem tranquilamente e confiando no seu veículo.

Mas existem outros itens que devem ser observados, como a amarração da carga, os documentos obrigatórios e um bom planejamento da rota com direito a paradas estratégicas, além de cuidados com a saúde do motorista.

Esperamos que com essas dicas você possa garantir uma viagem tranquila para seu caminhão ou sua frota. E não se esqueça: Combustível de qualidade também é essencial para evitar imprevistos!

A Petroserv Petróleo entrega o combustível que move a sua empresa, sua frota, seus geradores ou maquinários, com certificado, garantias e proveniência conhecida.