Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Como funciona o abastecimento de diesel para obras

Quando o combustível do veículo está acabando e precisamos abastecer, qual é o melhor caminho que vem a cabeça? Ir até um posto de combustível, certo? Pois é, entretanto, isso não é possível para alguns serviços, equipamentos e veículos que dependem de diesel e não podem ir até um posto de combustível. É aí que entra a entrega de combustível em domicílio, muito comum em obras.

Como funciona a entrega de combustível em domicílio?

Muitas distribuidoras de óleo diesel podem atender o cliente em domicílio, levando o combustível até o local onde ele está. Isso serve para diversos setores, onde a pessoa não pode abastecer fora do local ou não há tempo disponível para o deslocamento. A distribuidora, com veículos autorizados, faz a entrega do combustível em domicílio, levando o óleo diesel em vários tipos de ambiente.

A construção civil, por exemplo, é uma das grandes utilizadoras deste serviço, uma vez que precisam abastecer maquinários e veículos em suas obras.

Como é feita a distribuição de óleo diesel?

É importante sempre lembrar que os combustíveis são infamáveis e podem causar danos ao meio ambiente, por isso, necessitam ser transportados e armazenados de forma correta.

O transporte deve prezar também pela vida dos colaboradores e todos a sua volta, assim como o meio ambiente. Por isso, no Brasil, a distribuição do óleo diesel e outros combustíveis é regulamentada por algumas entidades ambientais e pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

E como funciona o abastecimento em obras da construção civil?

Para obras, é importante contar com um Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR), que são distribuidoras autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para ter e distribuir grandes quantidades de combustíveis. Essas empresas possuem veículos especializados e equipe altamente treinada para fazer o transporte, manipular o combustível e garantir o abastecimento dos maquinários em segurança.

Quais os tipos de abastecimento nas obras?

Existem dois tipos de abastecimento de óleo diesel para maquinários em obras:

  • O abastecimento fracionado, em que as máquinas são abastecidas pelo caminhão-tanque do TRR. Esse caminhão vai até onde está o maquinário da obra e, através de um medidor de vazão e de uma bomba, abastece os veículos.

Este modelo é muito comum quando as obras são rápidas, não necessitam de muito combustível ou, por alguma razão técnica ou ambiental, não é possível fazer uma instalação de tanque estacionário.

  • O abastecimento com carga fechada em tanque estacionário, diferente do fracionado, é ideal para obras longas e que necessitam de uma grande quantidade de combustível. Para isso, instala-se um tanque estacionário na obra para o abastecimento das máquinas. A entrega do combustível também é feita por um caminhão-tanque, que faz a entrega através de compartimentos lacrados, descarregando o produto no tanque estacionário.
  • Os Tanque Aéreos (que ficam acima do solo) e os subterrâneos geralmente ficam em obras de longa duração para armazenar líquidos inflamáveis e combustíveis. Esses tanques devem seguir a NBR 7505-1, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e precisam ter um acesso rápido à distribuição de óleo diesel, facilitando inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosão.

 

O cuidado com o transporte e armazenamento do combustível é essencial para que tudo ocorra de forma segura e sem surpresas. Conte com as soluções da Petroserv para uma entrega segura e conforme a suas necessidades. Peça um orçamento e tire suas dúvidas com nossos consultores.