Endereço: Av. Padre Arlindo Vieira, 155 São Paulo - 04297-000

Contate-nos: (11) 2940-1955 vendas@petroservpetroleo.com.br
menu x

Borra em Diesel: como prevenir e como se forma?

A borra no óleo diesel é uma camada de detritos que se formam dentro do tanque de armazenamento. Esses resíduos deixam o diesel com uma cor escura.

A borra de combustível pode se tornar um problema enorme para as empresas que tramalham com altas demandas de diesel em suas máquinas e veículos, por isso, é importante tomar todas as precauções para evitá-la.

Como a borra em diesel se forma?

O óleo diesel é um composto químico que pode sofrer diversas alterações através das reações químicas. Por exemplo, se o diesel entra em contato com substâncias ou micro-organismos, pode acontecer uma reação química, originando essa borra.

Vamos às situações mais comuns que podem colaborar para o aparecimento da borra no óleo diesel.

  • Tempo de estocagem: o óleo diesel não pode ficar estocado por longos períodos, parado e sem uso, isso faz com que ele envelheça e comece a degradar naturalmente. Os micro-organismos podem se multiplicar no tanque de armazenamento e a sujeira pode aumentar, originando a borra.
  • Água dentro do tanque: a água no tanque de combustível colabora para o desenvolvimento de fungos, bactérias e borra química. Por isso, ao armazenar seu combustível, garanta que o tanque esteja seco, a água pode aparecer simplesmente por causa de condensação de altas temperaturas. O biodiesel, componente presente no óleo diesel vendido no Brasil, possui características higroscópicas, o que também favorece a atração de água ao combustível.
  • Oxigênio: deixar baixos níveis de óleo diesel armazenado no tanque por um longo período o expõe ao oxigênio, contribuindo para proliferação de microrganismos.
  • Cuidados ao transporte e armazenamento: não use cobre, bronze ou latão no equipamento de transporte ou armazenamento do diesel, eles colaboram para reações químicas.

Quais problemas a borra pode causar?

O entupimento de bombas, motores e filtros é um dos problemas mais comuns, afetando o funcionamento dos equipamentos e veículos.

Às vezes, defeitos mais graves podem ser provocados, levando à necessidade de manutenção ou até substituição de peças.

Como evitar o aparecimento de borra no diesel?

Um armazenamento e transporte correto é imprescindível para evitar o aparecimento de borra no combustível.

Mantenha os tanques de armazenagem sempre limpos e secos, bem vedados para não haver contato com elementos externos.

Não deixe seu diesel armazenado por longos períodos, tenha certeza da quantidade necessária para um curto prazo e faça a renovação do estoque frequentemente. Evite deixar seu combustível no sol ou em lugares quentes.

Faça drenagens periódicas, garantindo a eliminação de qualquer resquício de água, impurezas e outros dejetos que possam estar no tanque.

Faça limpezas regulares nos equipamentos que usam o combustível e garanta sempre um diesel de qualidade.

Conte com a Petroserv Petróleo para ser sua parceira. Atuando no mercado de distribuição de petróleo e derivados, e no segmento TRR (Transportador, Revendedor e Retalhista de derivados de petróleo) desde 1971, a Petroserv Comércio de Derivados de Petróleo tem como meta a busca de melhoria contínua de seus processos, garantindo produtos de alta qualidade e mão de obra especializada e sempre respeitando o meio ambiente. Os produtos são todos certificados e com qualidade mundial.